INVEJA!

By Aninhaah Jones

"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outros sejam melhores."
Essa é a definição passada pelo site www.wikipedia.com . Mas isso é o que todo mundo sabe! agora... o que eu quero saber é : Por que tem pessoas que dizem não ter inveja? Você pensa em me responder: Oras Ana, elas simplesmentem não sentem inveja de nada.
Calma ae, então você acha que eu sou idiota, como assim? todo mundo tem inveja de alguma coisa, vamos admitir, eu tenho inveja, você tem inveja e sua mãe também tem! Até o Barack Obama tem!
Você nunca viu um celular na mão de sua amiga que você sempre quis e não se imaginou com o mesmo na mão? ou você nunca olhou para algum um casal de namorado e pensou: Aff...ela é muito feia! não merece um cara desses ! ou até mesmo algo do tipo: Eu aqui me mato de trabalhar e esse cara que não faz nada está ganhando milhões ! .
Se depois de tudo você me dizer que não nunca sentiu isso, além de invejoso acredito que você seja um grande mentiroso, mas não um egocentrista ou um soberbo. Apesar de estar escrito isso no texto acho que nem todos que sentem inveja são egocentristas, claro que hoje nós vivemos em uma geração "Barbie Malibu" onde a nossa aparencia conta mais do que nossa inteligencia, o que é uma pena! tudo que nossos pais, avós lutaram no século anterior nós jogamos fora do dia para noite!
Então, para mim a inveja é simplesmente um sentimento, que não pode ser explicado, que não há egocentrismo ou algum tipo de soberba. É um sentimento comúm, como o amor, ódio ou felicidade! Por acaso você consegue explicar um desses sentimentos acima? Imagino que não, se muito filósofos ainda não conseguem explicar imagine nós? A inveja é comum, está entre nós e nunca vai acabar. E se for ver por um lado positivo, ela pode ser usada como um meio de determinação.
Imagine a seguinte situação: Você ve uma amiga sua com um celular muito lindo, o que acabou de sair na loja e você pensa "Não acredito, como ela conseguiu isso? preciso ter um" Então você começa a juntar dinheiro até conseguir comprar o tal celular!

E agora, você vai me dizer que a inveja continua sendo um sentimento ruim?

 

1 comment so far.

  1. Anônimo 13 de abril de 2010 às 17:41
    NOOOOOSSA, odeio inveja.. mtas pessoas ja estragaram a minha vida por que tinham inveja de mim.. no momento atual, a inveja em cima de mim ta foda.. mas ana, mt bom o seu texto. MESMO DELICINHA *O* parabens

Something to say?